segunda-feira, 16 de maio de 2011

Mês de Maio, Mês de Maria. Conheça a origem das coroações a Nossa Senhora.


O mês de Maio é dedicado às mães e a Igreja Católica o dedica à Maria, Mãe de Jesus. Há muitos anos a Paróquia de Bicas mantém viva esta tradição realizando, durante todo o mês de Maio, as coroações a Nossa Senhora, fazendo parte da história de nossa cidade. É realmente belo sentir a emoção das mães vendo suas pequenas filhas coroando Nossa Senhora. Sente-se passar um filme na cabeça de cada uma delas, lembrando o dia em que elas também coroaram a Mãe de Jesus. Emoção e Fé são os sentimentos que tornam mais belo este momento.
Segundo nosso Pároco, Padre Cássio Barbosa de Castro, Mestre em História da Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma, a tradição é antiga em nossa Igreja. Começou no século XIII, no ano de 1280. “Na Europa, é no mês de maio que são colhidos os frutos da terra e as flores do campo são cheias de cores e de perfumes. E isto remete a Maria, que é considerada a flor mais bela no Carmelo”. A tradição chegou ao Brasil através dos portugueses. Desde então, devotos realizam coroações da imagem de Nossa Senhora durante este mês. Padre Cássio explica que a tradição se solidificou no século XIV, em Paris. “A figura de Maria ganhou destaque em Paris. A Mãe de Deus era simbolizada como uma flor adornada de jóias, então, surgiu as coroações. Foi São Felipe Neri que começou a dedicar o mês de maio à Maria fazendo a ela homenagens com flores”, explica.
Para Padre Cássio, as homenagens são uma forma de devoção. “Maria é a Mãe de Deus! Celebrar o Mês de Maria é devotar o nosso amor a Mãe de Deus e a nossa Mãe. O que forma o catolicismo é a Eucaristia, Maria e o Papa. Devotar um mês a Maria é dizer que Maria é também nossa Mãe e companheira de caminhada. Coroar Nossa Senhora é demonstrar que a reconhecemos como Rainha”, destaca.

Cada elemento que as crianças oferecem a Nossa Senhora tem um significado. A palma representa a pureza de Maria, o véu, sua virgindade, a coroa sua realeza e as flores remetem a homenagem feita por São Felipe Neri.


Nenhum comentário:

Postar um comentário