segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Missa na manhã de domingo no dia da Catequista.








Comemoramos nesse domingo, dia 27 de agosto, a Vocação dos Ministérios e Serviços na Comunidade.
Na missa das 09h00, rezamos e homenageamos de um modo especial as Catequistas. Elas que se doam para o trabalho a serviço da comunidade.

Foram trazidas pelas catequistas na procissão de entrada uma massa de pão, cobertor e uma vasilha de água fervente.
A massa representando a comunidade. O fermento misturado na massa representando as Catequistas. O cobertor, representando a Igreja e a vasilha de água quente representando o Espírito Santo.
No final da celebração elas verificaram que a massa coberta e aquecida pela água quente cresceu por causa do fermento. Ninguém o distinguiu dos outros ingredientes, pois ele estava incorporado à massa, agindo para que ela crescesse.

Com essa dinâmica, podemos concluir que as catequistas - fermento - ajudam a comunidade - massa - a crescer, pois estão inseridas, fazem parte, vivem no meio da comunidade e sua ação evangelizadora ajuda a comunidade a crescer, sempre sob a guarda da igreja - cobertor - e aquecidas pelo calor do Espírito Santo - água quente.

No ofertório, junto com o pão e o vinho, foram trazidos até o altar o sal, o óleo perfumado e as velas, oferecendo a vida de cada catequista, como sal e luz da terra. Assim como o sal realça o sabor, a catequista deve realçar a fé cristã. Chamadas por Deus, iluminadas por Jesus, são chamadas também a ser luz para a comunidade.

No final, Padre Leonardo ungiu as mãos de cada uma das Catequistas com o óleo perfumado, para que elas possam estar sempre abertas e estendidas ao próximo na missão de catequizar, de anunciar o nome de Jesus e seu Evangelho a todos aqueles que desejarem pertencer à comunidade de fé.

Por Marilene Alhadas.

O Grupo Encantando Jesus animou a celebração com seus cânticos e as crianças da catequese paroquial, acompanhadas de suas catequistas, apresentaram as leituras e salmos do dia.

Fotos: Amarildo Mayrink


























Um comentário:

  1. Momento de fé e carinho emocionante durante toda celebração, especialmente no ato da unção das mãos das catequistas!!!!

    ResponderExcluir