quinta-feira, 5 de março de 2015

Aconteceu em Bicas o Encontro Forânico de Formação para Agentes de Pastorais.




No dia 28 de fevereiro os Agentes de Pastorais da Forania São José tiveram a rica oportunidade de participar de um dia de formação catequética na Escola Estadual Dep. Oliveira Souza, cujo tema foi o Documento 100, em estudo conduzido por Pe. Geraldo Dôndici, da Arquidiocese de Juiz de Fora. Estavam reunidas aproximadamente 120 pessoas entre padres, líderes, membros de pastorais de várias paróquias da Forania, cozinheira e voluntários.
Com início às 08h30min, todos foram acolhidos na entrada do local pelas catequistas da paróquia São José de Bicas com um caloroso abraço e um lindo cartão de boas vindas.
Pelos corredores todos se abraçavam e desejavam um bom dia, em especial aos convidados, como agentes de pastorais, e padres que vieram de diferentes comunidades da Forania, entre eles Pe. Cássio – Bicas, Pe. Juarez – Rochedo de Minas, Pe. Wilson – Guarará e Pe. Liomar – Pequeri, além do seminarista Fernando.
O encontro teve início com uma oração de agradecimento pela presença de todos. Agradecemos também pelo delicioso café da manhã preparado pela Penha Amadeu, onde Pe. Cássio fez uma calorosa acolhida.
Após o café, todos se dirigiram para a sala, onde foram recebidos pela equipe de animação da Renovação Carismática. Pe. Cássio passou a palavra ao Pe. Dôndici que ministrou uma rica palestra sobre o documento 100, totalmente pautada na leitura orante da bíblia. Foi uma palestra abençoada, que prendeu a atenção de todos, muito bem direcionada, motivada, objetiva e edificante.
Após a palestra, tivemos a oportunidade de esclarecer dúvidas com Pe. Dôndici e contamos com a palavra do Pe. Liomar, que nos colocou a par das agendas das escolas, encontros de formação de líderes e membros de pastorais.
Em seguida, todos fizeram uma oração juntamente com Pe. Cássio agradecendo pela palestra de Pe. Dôndici e pelo almoço que iríamos partilhar.
Todos se dirigiram para o pátio da escola sendo presenteados com um cartão de “Obrigado por sua presença”, distribuído pelas catequistas de Bicas.
Após o almoço muito bem organizado pela equipe de Santa Teresinha e com os dons das cozinheiras, fomos agraciados pelo momento de animação musical dirigido por Pe. Cássio e embalados por canções do coral da Renovação Carismática. Em seguida, Pe. Cássio convidou Pe. Liomar, o seminarista Fernando e Robson para fazerem uma oração de agradecimento pelo dom de servirmos a Deus como padres, seminaristas, vocacionados e leigos.
Encerrando o encontro na escola, todos os participantes saíram em procissão pelas ruas da cidade em direção ao Cine Teatro Fama para assistir um filme sobre o tema da Campanha da Fraternidade “Eu vim para servir”.
Após o filme, Pe. Cássio e Pe. Liomar conduziram um momento de troca de aprendizado de dois a dois, em seus bancos mesmo e no final alguns participantes encerraram com uma mensagem do que aprendemos nesta escola de formação e do que poderíamos fazer para colocar em prática tamanho ensinamento.
Encerrando com chave de ouro, assistimos alguns trechos de pregação de Pe. Léo, o catequista que nos ensinava muito através de suas pregações animadas na Canção Nova.
Pe. Cássio convidou a todos a saírem em procissão para participarem da missa do envio na Igreja Matriz.
Para todos os participantes foi um encontro edificante, momento de grande aprendizagem deixando em todos o sabor de “quero muito mais”!
Texto: Catequista Ana Paula

Fotos: Willian Rocha




































Nenhum comentário:

Postar um comentário