segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Padre Dione César de Oliveira Goulart é o novo pároco da Paróquia São José de Bicas.














A manhã do último domingo, 04 de fevereiro, foi marcada pela Celebração Festiva de Posse de Padre Dione César de Oliveira Goulart como pároco da Paróquia São José de Bicas.

A celebração foi presidida por Dom Gil Antônio Moreira, arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, e concelebrada com outros padres de nossa arquidiocese, contando também com a presença de diáconos e seminaristas.

A comunidade católica biquense preparou com carinho a celebração que contou com a participação de familiares e amigos vindos em várias caravanas das diversas paróquias por onde Padre Dione passou.

Padre Dione é natural de Silverânia – MG. Seus pais Dona Ilma de Oliveira Goulart e Clairmont Dias Golart tiveram 11 filhos. Dentre eles nasceram os gêmeos Dione e Diana.
Sua vocação sacerdotal surgiu ainda menino. Aos nove anos de idade brincava de celebrar missa com os amigos, sempre com muito amor e respeito à Palavra de Deus. Com o desejo de estudar teologia, filosofia e tudo o mais que o Magistério Sagrado da Igreja recomenda e ensina, Padre Dione entrou para o seminário no ano de 1991 aos 22 anos de idade e muita vontade de entregar sua vida totalmente a Deus, sem guardar nada para si. Ser como Jesus, totalmente disponível ao Reino de Deus.
Em janeiro de 1998 foi ordenado Diácono em São Mateus - Juiz de Fora. Sua ordenação presbiteral aconteceu em 15 de agosto do mesmo ano. Seu tema de ordenação sacerdotal: “Eis que venho não para fazer a minha vontade, mas a vontade Daquele que me enviou. (João 6,38)”. Versículo forte, de obediência ao serviço da comunhão e da missão. Desde então, Padre Dione tornou obediente à vontade de Deus.
Como sacerdote já foi pároco em Jaciguá – ES; Bias Fortes; Pedro Teixeira e Santa Luzia – Juiz de Fora; Antônio Carlos; Oliveira Fortes; Silveirânia e da paróquia de São Joaquim e Sant'Ana, no Bairro Córrego do Ouro, em Santos Dumont, quando à pedido do nosso Arcebispo Dom Gil Antônio Moreira veio para a Paróquia São José de Bicas.
Padre Dione também é formado em psicologia pela Universidade Presidente Antônio Carlos – UNIPAC Barbacena – MG.

Rezamos então para que ele viva com alegria o seu sacerdócio e seja fiel à missão a ele confiada!

Em sua homilia, Dom Gil destacou que a liturgia deste 5° Domingo do Tempo Comum convida-nos a refletir e tomar atitude diante do sofrimento, destacando a compaixão e misericórdia de Jesus para com os enfermos.
“Jesus nunca deixou passar alguém sem lhe conceder a cura desejada. Contando com a companhia de Jesus em nossas vidas saberemos como enfrentar o sofrimento sem nos deixar abater.”

Após a homilia, aconteceu o rito de renovação das promessas sacerdotais e a profissão de fé. Logo após, foi entregue a padre Dione as chaves da paróquia, as chaves do sacrário e outros itens que simbolizam seu ministério e seu trabalho à frente de nossa paróquia.
Em seguida, Padre Dione trouxe sua mensagem ao povo de Bicas. Iniciou saudando nosso arcebispo Dom Gil, a todos os presentes, padres, autoridades, caravanas das comunidades por onde passou, aos irmãos de sua terra natal Silverânia, e uma saudação especial ao Vigário Forânico Padre Elton pelo apoio à paróquia São José neste período de transição.
Disse:

“É com alegria e entusiasmo que recebo hoje autorização para exercer o ministério de pároco desta matriz de São José. Além da graça de Deus, conto com generosas lideranças e o auxílio de todos aqui presentes. Fico tranqüilo, pois sinto que não estou sozinho. Desde minha ordenação tenho rezado para ser um bom padre e fiel na missão de vocação sacerdotal e aos princípios básicos em que fui educado pela minha família para caminhar junto ao povo como bom pastor. Estarei em sintonia com a igreja, com a nossa arquidiocese e com as nossas pastorais valorizando o que foi plantado por nossos antecessores.
Nas palavras de João Paulo II em 1998 - ano em que fui ordenando - ele dizia que a paróquia, a igreja é a família de Deus. Com uma fraternidade animada pelo espírito de unidade entre os fiéis, a paróquia é uma comunidade eucarística. Acredito que será na eucaristia que iremos celebrar a nossa paróquia. Em torno do mesmo pão eucarístico e do mesmo vinho eucarístico, em torno do altar com cada pastoral é que iremos demonstrar o nosso afeto para com Deus e aos irmãos. Acolho esta cidade de Bicas requisitando permanentemente seu fundamento originário. Ela nasceu da comunhão, vive da comunhão e conduz para a comunhão. A piedade se constitui em fonte reta, casa da palavra, casa do pão, da caridade, lugar de acolhida, de encontro, de refazer as forças, de partir em missão. Se toda a igreja tem uma dívida com a Virgem Maria, porque lhe foi concedida acolher o Cristo, também na verdade deve gratidão e singular reverência a São José. Na realidade, a familiaridade, o respeito e altíssima honra que Cristo lhe tributou em sua condição humana como o filho em relação ao pai certamente não os negou no céu. O povo, a seu modo e simplicidade, diz que São José é o Santo que manda nos céus. Com a intercessão de São José, quero lançar as minhas redes em águas mais profundas. Eis que venho fazer a tua vontade, Senhor! Agradeço a presença de todos aqui! Todos recebam meu abraço, minhas preces de coração. Durante a eucaristia, em todo o momento rezei por vocês. Se tivermos piedade e temor a Deus, não há mal que perdure. Tudo será resolvido há seu tempo. Que a glória de Deus se manifeste em nossos relacionamentos com cordialidade, com hospitalidade e com amizade. Que a fraternidade seja instalada em vossos corações e em vossos lares.”

O prefeito de Bicas, Sr. Honório de Oliveira usou da palavra desejando boas vindas a padre Dione.

Além de Dom Gil Antônio Moreira, estiveram concelebrando os padres: Pe. Luiz Duque, Pe. Luiz Eduardo, Pe. Antônio Eduardo, Pe. Elton, Pe. Jânio, Pe. José Custódio.


O Coral Cantores de São José apresentou os cantos litúrgicos da celebração festiva.  




















































Nenhum comentário:

Postar um comentário