quinta-feira, 2 de abril de 2015

Catequistas de nossa Paróquia participam de Encontro de Formação em Mar de Espanha.



As catequistas da Paróquia São José de Bicas participaram no último sábado, dia 28 de março, de um Encontro de Formação em Mar de Espanha, constando de várias palestras e aulas de canto.
Inicialmente foi feita a Abertura pelo Pároco de Mar de Espanha, Padre Osmar, e a seguir Padre Rony, destacou a Missão de servir, ressaltando que o Catequista tem várias características específicas como: anunciador, forte espiritualidade, profeta, voz que grita no deserto, saber escutar, “pescador de almas”, animador vocacional, entusiasta, se colocar “a caminho”, livre para servir, ser samaritano e ousado.
Padre Osmar avalisou o uso da Bíblia na Catequese, lembrando que, Deus não nos dá nada sem nosso esforço; analisando que Lucas fala de Jesus por Maria, Matheus fala de Maria por São José e Marcos fala de Maria sempre fora da casa, em busca de Jesus. Mas, é em João que Maria ganha grande destaque.
A seguir foi feita uma aula de canto com a professora de música Renata, que destacou ser fundamental o canto na Catequese, como forma de expressão. Foram repassadas várias brincadeiras, sempre utilizando a música como incentivo.
Ocorreu ainda uma Palestra com o clérigo Deivid Tavares, ssp, com destaque para a Missa com Crianças, enaltecendo o valor da encenação do Evangelho, a acolhida própria para crianças, as leituras feitas por crianças, a Homilia direcionada a elas,  acrescentando que a celebração não deve ser mais do que 40 min à 1 hora, com local, dia e horários adequados.
No encerramento foi feita uma Entrada com vários símbolos litúrgicos como o Círio, Bíblia, pedra, flores, onde cada participante leu um pequeno trecho de Salmo, de acordo com cada símbolo.
O Encontro foi importante no sentido de Formação Interativa entre as Catequistas, que pela troca de experiências, ampliaram conhecimentos e vivências, levando para suas Paróquias a alegria da partilha.
Rosália Mayrink Corrêa

Coordenadora Geral de Catequese da Paróquia São José de Bicas







Nenhum comentário:

Postar um comentário